domingo, 30 de maio de 2010

Air Brush no photoshop (O Mito)

Começando por um video com as imagens de todos que estão deixando depoimento nessa matéria


Air Brush por: Luiz Lima
 Eu particularmente tentei arriscar umas tentativas no efeito, mais confesso que nunca fui tão feliz, não tanto quanto a amigos no Orkut como o Dick Arruda, que tive o prazer de estar conversando com ele sobre o efeito via MSN, a conversa foi muito boa e me mostrou vários detalhes que eu nem imaginava que ele utilizava rsrsrs e também o Jorge Remmy que já venho conversando com ele à alguns meses e que me ajudou muito sobre o estilo e confesso mais uma vez aqui que nunca fui tão bom aluno assim.
Bom não estou aqui para ensinar hoje e sim para passar algumas experiências pra vocês da técnica tanto na visão dos dois que citei e também  na visão da Simone que é uma pessoa que admiro muito pela evolução que ela teve na técnica e no PS como um todo, e posso dizer com orgulho que eu passei o nome da ferramenta que até conversar com o Dick Arruda eu achava que era a única coisa que precisávamos para fazer o air brush claro juntamente com um brush especial, pensei errado!
E pela visão da Juliana Wanderley que tive o prazer tambem de conversar e se mostrou uma pessoa muito gente boa.
Mais fico feliz que os 4 irão deixar depoimentos aqui e me autorizaram usar imagens deles
no vídeo que deixarei adiante juntamente com um link dos brushs que eu uso e um tutorial que o Jorge me passou.
Eu acho que pra este estilo temos que usar imagens bem expressivas ou com alto teor de dramaticidade pra ficar uma coisa bem legal como poderemos ver no vídeo com as imagens dos 4 ok.
 Minha mais nova tentativa de air

Link do meu álbum virtual:  Ps Creative

Depoimentos
Air Brush por: Simone
O meu interesse pela técnica Air brush apareceu quando eu vi os trabalhos de uma pessoa que admiro muito, me encantei pela técnica, pois a variação de cores é imensa e te dá liberdade pra tornar visível aquilo que só você até então está vendo.
No inicio quando eu soube o nome da técnica eu fui pesquisar na internet algum tutorial pra começar a tentar algo, mas não encontrei nada alem do real significado do nome Air brush (pincel de ar) que na verdade é "Pintura a jatos de ar" ou simplesmente "aerografia".
Ai complicou tudo, pois so falava em Maquiagem, então eu desisti da técnica  no PS por não saber nem qual ferramenta eu usaria. Foi ai então que um belo dia o Luiz Lima meu grande amigo apareceu com uma arte com a técnica, então perguntei pra ele como fazia e ele me disse uma única palavra: "Smudge"(Smudge Tool - Ferramenta Borrar), era o que eu precisava!
Só a partir daí é que o nome Air brush no PS fez sentido pra mim, essa ferramenta te da a pintura que o "jato de ar" dá ao maquiador. No borrar a imagem temos leveza, suavidade, desfoque, destaque...  Assim como uma bela Maquiagem em uma modelo.
Encontramos vários tipos de artes com a técnica, tem as Fantasias,Pinturas, Maquiagem... Tudo vai da criatividade.
Eu adoro essa técnica e estou em busca de aperfeiçoamento, Espero chegar logo!
Imagem dela em destaque no site PS Creative

Link do álbum virtual de SimonePs Creative

Air Brush por: Jorge Remmy
Eu conheci a técnica vendo os trabalhos do Dick Arruda em uma comunidade do Orkut,
comecei  a conversar com ele,aí foi me passando muitas dicas e um tutorial que tem no Deviantart.
Utilizo da técnica desde 23 de novembro de 2009.
O tempo que demoro pra executar um trabalho varia...  em horas,acho que umas 3:30hrs, mas  depois de pronto sempre dou uma revisada e demora mais pra corrigir algumas coisas, costumo fazer em um dia e postar no outro.
Eu tô tentando seguir uma linha de manipulação, eu tento passar "sentimento" nas imagens.
Pra mim uma manipulação com air brush,tem que ser harmoniosa(execução e criatividade).
Também acho que ela tem que ter a sua  ID, penso que seja a vontade de todo manipulador,que vejam a imagem e saibam que é sua sem olhar assinatura.
O que eu deixo pro pessoal que gosta da técnica e quer aprender, que se esforce bastante,siga tutoriais e principalmente,não se prenda a regras, nem se compare com os outros,pra mim é um erro.Procure buscar alternativas pro efeito com seu conhecimento.
E o principal, não fique estagnado no básico, é isso pessoal, o pouco que posso ajudar!Abraço.

Imagem Captive of reality

link álbum virtual de Jorge: Ps Creative

Air Brush por: Juliana Wanderley
Eu gosto muito de um site chamado deviantart.com... as artes do pessoal lá me encanta 
 Passo horas e horas admirando os trabalhos e o air e a pintura digital foram  uma das coisas que me chamaram  atenção. Comecei então a tentar reproduzir esta técnica em meus  trabalhos... depois fui pesquisando alguns tutoriais até chegar a isso (Arte) :]
Ainda acho que falta melhorar muito, mas isso com o tempo a gente vai aprimorando.
                As minhas artes costumam demorar um pouquinho ahaha eu tento prestar atenção nos detalhes, pois eu acho que eles é quem fazem a diferença. Sempre passa um ou outro detalhe despercebido, que você só vê quando posta. Ai fala:  eita,  já era... ashhuasashus  mas é normal. :]
                 As vezes tenho uma coisa em mente e não consigo por em pratica, por falta de tempo ou até mesmo por falta de conhecimento.
 Isso me frustra da raiva, mas quando você descobre  que é capaz se tentar mais um pouquinho, é tão bom.
 É melhor ainda quando você vê o seu trabalho reconhecido. Vem aquela sensação de um trabalho comprido e bem feito, QUE  EU FIZ. ^^
                A dica que eu deixo, é se você quer aprender,  corra atrás, pesquise muito, tente reproduzir algo que acha legal e depois quem sabe, você não criar sua própria técnica. Em ultimo caso pergunte... Eu tenho orgulho em dizer que o que eu sei sobre PS aprendi sozinha,
 futucando e tentando fazer algo,  até que eu descobri que existiam os tutoriais \o/ muitas vezes eu tenho preguiça de lê-los mas eles ajudam d+..
por mais simples pareça, você sempre aprende um pouquinho mais, acredite ;]
Imagem Juliana 

Link Álbun de Juliana: Ps Creative

Air brush por: Dick Arruda
Bom meu nome é Eberson Arruda, mais conhecido como Dick Arruda. O Photoshop era um Hobby que aos poucos se torno algo muito especial, hoje depois de algum esforço estou trabalhando na área e estou muito feliz por poder mostrar o pouco que sei e aprender a cada dia.
Mais vamos no que realmente interessa.


1°Como conheceu a técnica de Air brush?

R: Eu  vi algumas artes em alguns sites, mais não sabia como fazia ou como se chamava.
Posso dizer que conheci mais a fundo quando uma amiga Juliana Wanderley, disse que estava fazendo e me mostro o resultado. E logo perguntei como chegar a essa técnica que por sinal eu aprecio muito e acho muito linda.
A Juliana me passou dicas de como fazer os ajustes na pele, os tons de brilhos e sombras.
E depois dessas dicas fui pesquisando  em alguns sites sobre a técnica e fui praticando e testando ela de varias formas e estilos.


2°A quanto tempo usa da tecnica?

R: Eu estou aprendendo  essa técnica a uns 10 meses, se não me engano rsrsss... Sou péssimo com datas. E posso dizer que a cada edição aprendo mais e mais.


3°Quanto tempo demora pra executar uma arte de air brush?

R: Assim é algo meio complicado dizer quanto tempo levo para fazer uma edição.
Tipo eu já levei 4 horas numa edição ou ate mesmo 3 dias ( claro com intervalos  rsrssr)
O que digo quando me questionam o tempo eu digo que o tempo não  influencia não é algo q determina se vai ter um resultado maravilhoso ou um resultado ruim.
Qualquer manipulação ser trabalhada com atenção em cada detalhe, com certeza ela vai ter um resultado  fenomenal tanto pra ti quando para as pessoas que vão ver.
Então hoje digo que levo em media de 4 a 8 horas para fazer algo bem  bacana.
Mais não faça edições para os outros, mais faça o que o seu  "tico e teco" mandar, assim você vai ter um resultado pessoal muito gratificante.


4°Como tem que ser uma imagem pra você descreva (expressiva,  qualidade e etc...) ?

R: Olha como disse na pergunta anterior, quando se esta na área de manipulação você tem que fazer algo que lhe agrade.
Como me perguntou qual é o meu critério de "avaliação".
Eu classifico Airbrush uma manipulação que os aspectos da modelo não seja tão forte. Xi... acho que fico meio filosófico...srrss...
Hum... Digamos que o tratamento usado seja algo  mais  próximo dos tons de pele, textura da pele bem suave e criação de cabelo ( que é a pior parte...srsrs).
Também é claro que isso vai do "estilo" que a pessoa gosta. Eu já gosto de algo mais  suave e tons mais claros ( como a stra. Paty Freitas diz " esses tons de sonhos" rsrsrs). Então sempre trabalho com ajustes mais leves e suaves nas minhas edições, e sempre buscando algo novo e que possa ser incorporado.
Acho que é isso...


5°Deixe uma dica para todos!

R: Não é dica mais  é um lema que depois que li adotei como conceito.

"[{ ( Não Sou Artista, Não Copio Ninguém )}]

[{( Empresto Do Mundo e Devolvo Com Juros )}]"

Mais voltando a pergunta, tipo dar dicas é algo complexo..rsrss.. Porque para dar tem que saber... e como digo sempre:   Estou aprendendo a cada dia.
Ah!!! Lembrei.... Acho que tem três coisas

1º- Tenha muita paciência porque só ira ter um bom resultado com a pratica... a cada dia .. cada edição..

2º- Não pense que seu Airbrush ta lindão você ficar usando só a ferramenta SMUDGE TOOL ( BORRAR).

3º- Faça seu  "tico e teco" funcionar quando tiver editando, e explore as ferramentas do photoshop.
Ferramentas que normalmente uso ( em PT pq meu PS é srsrss):

* Borrar
* Carimbo
* Pincel
* Camada de ajuste de Photofiltre
* Camada de ajuste de Curva
* Camada de ajuste de Níveis
* Camada de ajuste de balanço de cor
* Camada de ajuste de matriz saturação
* Camada de ajuste de seletor de cor

a princípio são essas, mais são outras que exploro sempre, então o grande lance é sempre testar muita coisa para assim poder brincar com a iluminação, fazer contrastes bem bacanas.

Bom acho que é isso... srsrss
E agradeço o convite de estar colaborando com esse blog.
Boa sorte Luiz.....

só isso rsrsrs valeu pela ajuda
Imagem do Dick

Link Álbum virtual do Dick: Ps Creative
Material que deixarei aki e que é bem útil para quem quer começar a fazer sua própria arte de air brush
Valew galera espero que tenham gostado e que continuem a visitar o Blog

Brushs para download: http://www.megaupload.com/?d=IXCCKP2B (senha: psemacao)

8 comentários:

  1. Muito Obrigado a todos que me ajudaram aqui nessa matéria!
    Agradeço em especial ao Jorge que me ajudou no contato com a Juliana!

    ResponderExcluir
  2. mano to abrindo um forum e ja q vc entende tao vem de PS gostaira de mim ajuda la? to comesando mais logo logo com bons conteudos o forum vai crescer. da uma olhada la http://designup.forumeiros.info

    caso queira conversa mim add la rafaelribeirodonascimento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Quem te viu quem te ve em meu amigo?! Cada que passa mais vc se supera Luiz.. Nao so nos trabalhos como nas ideias. Muito bacana o blog... Parabens!!! Driii ;•)

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Parabens pelo blog meu amgio... Estou muito feliz por ter contribuido pelo menos um "tiquinho" ... rsrsrs... Tá show seu blog...vai arrebentar! bjss

    ResponderExcluir
  5. valeu pelo convite mano.....
    espero ter ajudado ...

    ResponderExcluir
  6. Grato demais com o convite!Espero que minha ajuda seja válida..E queria dar os parabéns pela iniciativa e pelo blog!Deitou Luiz!!

    ResponderExcluir
  7. http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACuel8Ym9bF_RCoCZUgrG0iymb_T8vSf1_CAZc3-G4FyH1tNOvA4EHKZqKo04iv_ZeJ42mzULf6cXshuKGGulP4Am1T1UF-7sXMlyo8TiwI9X-ZbQYlUu6vG.jpg
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEE-YmgBF_SU-ASvZqcb8DOpSCcbMfkIpNuVzeyFlIdQrG3Rsi1lbFa3xUKrElxJAOTZOvPtbbx86NfVDt_mVmoAm1T1UAifPhWk6NYw4h9zb2F8DHukUe6p.jpg
    Air brush , tentei

    ResponderExcluir
  8. Luiz...
    Maravilhoso artigo/entrevistas.
    Repartir conhecimento é de uma nobreza que só Djavan sabe cantar...rs... e que você reproduziu em blog!
    *smack*

    ResponderExcluir