terça-feira, 17 de agosto de 2010

Photoshop e desafios, uma mistura de aprendizado!



Olá galera.
Como alguns já sabem hoje sou dono de uma comunidade de desafios no Orkut cujo link pode ser encontrado ali do lado direito deste blog, mas antes de ser dono já fui moderador de outra comunidade onde eu cuidava dos desafios.
Posso dizer que não é uma tarefa fácil, tem sempre alguns contratempos, alguns erros que acontecem ou na maioria das vezes era considerado excesso de rigor.
Mas vamos pegar o lado bom da coisa, em um desafio você tem a oportunidade de ver o MOF do trabalho de todos e vendo o MOF você pode analisar tudo na montagem e aprender muito, eu particularmente consegui aprender bastante assim, fora as amizades que conseguimos conquistar que no fim acaba sendo o mais importante de tudo. Consegue também que estes artistas comentem em suas imagens fazendo sempre criticas construtivas sendo assim mais um  ponto positivo.
Fazendo uma ligeira pesquisa no Orkut encontramos muitas e muitas comunidades de desafios, ai que digo se não fosse bom duvido que teria tantas rsrsrs
Bom daqui por diante farei perguntas para alguns amigos que fiz nessa longa data de desafios e comunidades, para que vocês possam se inspirar na historia deles!

Nome: Liliane Tissei (Lili)


Como foi ingressar nos desafios de Photoshop no Orkut?
Minha 1ª participação em um desafio do Orkut foi na DP em 10/11/06
Não sabia quase nada de photoshop, tinha criado a minha conta no Orkut na mesma época, então era tudo novidade pra mim.
Mas fui muito bem recebida por todos e me apaixonei pelos desafios do Orkut, em especial os desafios da DP


Quantas vezes venceu desafios ou sua melhor colocação?
Como participo à bastante tempo, não sei dizer o número exato de vezes que eu venci desafios. Mas tive muitas vitórias, principalmente pessoais.


O que mais tem importância pra você nos desafios?
Conhecer e conviver com pessoas que curtem fazer montagens, trocar conhecimentos e testar novas técnicas, não tenho um estilo definido, por isso gosto de testar vários estilos.


Qual sua reação ao receber um elogio?
Assim como todo mundo adoro receber elogios, mas não me iludo com isso, a pessoa que só recebe elogio não evoluí, por isso as criticas são tão importantes, ajudam a evoluir e melhorar. Nem sempre um elogio é verdadeiro, a gente sabe quando uma imagem não ficou boa e as vezes as pessoas ficam com receio de criticar e elogiam sem fundamento, isso tem o mesmo efeito de uma critica sem fundamento pra mim.
Mas quando recebo um elogio merecido fico muito feliz e satisfeita com o meu trabalho, principalmente se vier de uma pessoa que eu tenho admiração e que entende muito de ps.


Qual sua reação ao receber uma critica sem fundamentos?
Fico possessa .
Detesto receber criticas de quem não entende nada de ps, considero a critica muito importante para melhorar minhas técnicas, por isso tem que ter fundamento. A critica ideal é aquela em que a pessoa sabe o que está dizendo e aponta uma solução, esse tipo de critica ajuda e me estimula a melhorar.
Tem muita gente que critica porque não gosta da pessoa e até mesmo para influenciar outras.
O sentimento que eu tenho por essas pessoas é de puro desprezo.


Deixe uma mensagem de incentivo.
Pratique muito, teste vários tutoriais, participe de desafios, porque os desafios fazem com que a gente queira fazer cada vez melhor e para isso temos que nos dispor a procurar novas técnica, novos tutoriais.
Tudo isso contribui para um melhor desempenho seja em montagens pessoais para simples diversão, mas também para quem trabalha nessa área.
Ninguém nasce sabendo, pode ter certeza que os melhores no photoshop ralaram muito para chegar no nível em que estão e isso não acontece da noite para o dia.
Aceite criticas construtivas e não se iluda com elogios.

Para conhecer as artes da Lili acesse:

Nome: Priscila Fernandes dos Santos

Como foi ingressar nos desafios de Photoshop no Orkut?
Por curiosidade, procurando por coisas novas no photohshop

Quantas vezes venceu desafios ou sua melhor colocação?
Olha, nos meus primeiros dois anos, venci pouquíssimos desafios. Depois de um período de prática, venci muitos, mais que 20.

O que mais tem importância pra você nos desafios?
Em primeiro lugar, o mais importante é a prática. Depois, muitos dos comentários te ajudarão a crescer, as pessoas conseguem reparar erros que às vezes você não repararia pelo cansaço dos olhos e o tempo que passou na imagem.

Qual sua reação ao receber um elogio?
Eu sempre agradeço, e tento dar suporte a todos que me admiram.

Qual sua reação ao receber uma critica sem fundamentos?
Digo sempre a todos que me cercam, se você quer criticar, que critique com uma solução pautável em mãos e que você saiba fazer melhor, ou então a critica não valera de nada.

Deixe uma mensagem de incentivo.
Então, o mundo de desafios se for visto da perspectiva da pratica, é o melhor caminho pra melhorar... Obviamente não é fácil ganhar votos, nem ganhar de primeira... Mas as amizades e a pratica que você ganha valem mais que qualquer vitoria.

Para conhecer as artes da Priscila acesse:


Nome: Craving Di Bernardi


Como foi ingressar nos desafios de Photoshop no Orkut?
Não lembro, acho que entrei em 2007


Quantas vezes venceu desafios ou sua melhor colocação?
Bem poucas..


O que mais tem importância pra você nos desafios?
Aprender, quanto mais imagens feitas, mais oportunidades de aprender!


Qual sua reação ao receber um elogio?
Realmente ficou bom?
Ou ta falando só para agradar?
Quando postamos as imagens em concursos procuramos por sinceridade!


Qual sua reação ao receber uma critica sem fundamentos?
Vejo como critica construtiva!
Esquecemos de alguns detalhes e é mais fácil pra quem esta de fora olhar!


Deixe uma mensagem de incentivo.
Cada pessoa tem seu tempo, perca o tempo procurando boas imagens, perca o tempo fazendo testes, desistir jamais!
Recrie efeitos que goste, refaça varias vezes, ate obter o resultado esperado!
Faça a imagem e olhe para ela depois de algum tempo, pergunte para você mesmo.
Como posso melhorar a imagem?

Para conhecer as artes da Craving acesse:


Nome: Telma Francione
Como foi ingressar nos desafios de Photoshop no Orkut?
Um amigo indicou-me a comunidade de Desafios no Orkut porque via o quanto eu gostava de brincar no Photoshop. Ele achou que eu seria ainda mais motivada numa competição saudável... Acertou!...rs


Quantas vezes venceu desafios ou sua melhor colocação?
já peguei o 1º lugar várias vezes, mas quero deixar claro que entrei pegando baixa classificação e me esforcei bastante porque adooooooooooro PS... Comprei livros pra aprender sobre a ferramenta, fiz alguns tutoriais que ensinavam coisas que eu tinha interesse e fui aprendendo a criar. Hoje não precisaria dos livros porque a Internet oferece um vastíssimo material gratuito.


O que mais tem importância pra você nos desafios?
São duas as principais coisas: minha aprendizagem e superação e os amigos maravilhosos que fiz; amizade essa vai muito além da Comunidade do Orkut... amigos com quem confraternizei, abracei, beijei, ri, aprendi, enfim... São MEUS, com marca registrada! (possessiva)... hahahahaha


Qual sua reação ao receber um elogio?
Ao percebê-lo sincero, fico extremamente feliz.


Qual sua reação ao receber uma critica sem fundamentos?
Se realmente é sem fundamento, explico-me e mostro meus pontos de vista; se tem fundamento, agradeço e modifico na primeira oportunidade.


Deixe uma mensagem de incentivo.
Photoshop é um excelente ensaio para a vida: você erra, tem idéias que não consegue concretizar devido à falta de conhecimento, mas é absolutamente possível para todos os que realmente querem aprender. Muitas vezes, tanto no Photoshop, quanto na vida, se ganha mais do que se pediu... Porque não se desanimou, não parou de procurar.
No link abaixo você vai encontrar meus primeiros trabalhos... Tão horrorosinhos quanto queridos... rs... Meus primeiros filhotes:




Nome: Simone Ribeiro


Como foi ingressar nos desafios de Photoshop no Orkut?
 Bom, eu tinha muito medo de participar de desafios, me sentia como um cordeiro pronto pro abate... kkkkk ... serio mesmo, tinha muito medo de ser massacrada... Kkkkkkk... Mas ai apareceu na minha vida o Luiz... eita Luiz... rsrsr, e ele me convidava sempre pra participar dos desafios da comunidade que ele moderava na época, resolvi entrar na competição, me lembro que não ganhei o desafio é claro, mas foi muito interessante ter participado, pois assim eu pude aprender a analizar minhas artes pelo ponto de vista dos outros participantes e isso contribuiu e muito pro meu crescimento, hoje eu nao tenho mais medode encarar um desafio, hoje eu tenho meu jeito de trabalhar, tenho minhas ideias, embora eu esteja em constante aprendizado eu me sinto mais segura. Foi muito bom começar a participar. Ajudou-me muito.


Quantas vezes venceu desafios ou sua melhor colocação?
Olha, fiquei em primeiro lugar em 3 desafios dos poucos que participei na comunidade que o Luiz moderava, recentemente eu fiquei em 3º lugar no meu primeiro desafio na Comunidade Desafio Photoshop que pertence ao Luiz...e tem ainda os destaques do site Photoshop Creative, onde eu fui Artista em Destaque 1 vez, tive 3 imagens em destaque, sendo 2 consecutivas e fui também escolhida como Artista da Semana, estou citando isso pq no site rola desafio constantemente, querendo ou não é uma competição entre artista pra ver quem se destaca mais diante da equipe do site e dos outros participantes do site que avaliam e ajudam a equipe na escolha,isso apenas com 5 meses de participação no site, por isso citei aqui como parte dos desafios..acho que deve contar também não é?! Rsrsrs


O que mais tem importância pra você nos desafios?
Aceitar o desafio e encarar! A aceitação é um indicio de que você está preparado pra competir, não importa se vai competir no avançado ou no iniciante, o que importa é voce encarar o desafio e se firmar com aquilo que você quer mostrar!



Qual sua reação ao receber um elogio?
Ora, é evidente que fico felicíssima!


Qual sua reação ao receber uma critica sem fundamentos?
Aiai... Geralmente eu rio da pessoa que fez a critica... kkkkkkkkk... mas eu rio de raiva, não se engane... kkkkk  ... Eu penso assim: Se você entende de um determinando assunto, então está apto a falar sobre tal assunto, mas se você não o conhece o bastante o ideal é ficar calado! Concorda? Pois bem, acho que devia ser assim também com o PS, já vi muitos trabalhos serem desmerecidos por criticas de pessoas que nao sabem nem pra que serve o PEN ... kkkkk sacanagem... Como podem então avaliar um trabalho de air por exemplo? Acho que o gosto pessoal não deve se sobressair na hora de avaliar uma arte, acho que tudo deve ser analisado, a execução num todo, agora você vê La no site Creative por exemplo pessoas que nem saíram da fralda no PS e já estão bancando de juízes em artes que demoram horas e até dois dias para serem finalizadas, ai tu leva tipo umas oito ou nove avaliações com 10 e vem um juiz desses e te manda um 7 ou 8 e ainda diz que a imagem ficou LEGAL mas vc devia maneirar com o air em tal lugar, ai tu entra no álbum do cara e vê q ele não sabe nada de air a não ser clicar e puxar!! aaaaaaaaaa  isso me deixa pirada.. Te juro... Eu fico muuuuito irada.. Como eu sempre digo: se você não conhece a técnica não avalie, caso contrario pode desmerecer a arte e o artista apenas por gosto pessoal isso se não for por inveja... kkkkkkkkk aiai... acho que ja to falando de mais... bom,no geral eu fico quieta e nem agradeço, apago o comentário e beleza..E bora editar outra...


Deixe uma mensagem de incentivo.
Bom, minha mensagem pra quem está começando agora: Pesquise bastante e abuse dos tutoriais, não tenha medo de encarar um desafio, simplesmente encare e boa, guarde as criticas construtivas e ignore as que forem só pra desanimar voce! Ouça conselho de quem pode ensinar e principalmente: Tenha muuuita paciência.. rsrsrs Qt aos que já estão na fase dos avançados...: sejam pacientes com os iniciantes... E passem seus conhecimentos adiante, um dia vocês precisaram aprender com alguém ainda que fosse por tutorial... Alguém o fez e você usou... Então ensine sempre que puder, ajude... Só isso... Obrigada pela oportunidade.

Para conhecer as artes da Simone acesse:

Nome: Thiago Pedro


Como foi ingressar nos desafios de Photoshop no Orkut?
Passando por comunidades de Photoshop encontrei comunidades de desafios nas comunidades relacionadas
me interessei e pois seria mais uma forma de treinar no photoshop e até hoje participo de desafios!



Quantas vezes venceu desafios ou sua melhor colocação?
Rapaz nunca venci, mas to chegando perto minha colocação foi 4° e 5°.
O que mais tem importância pra você nos desafios?
Os comentários nas imagens e apontando onde têm erros e as amizades q você tem a cada dia.


Qual sua reação ao receber um elogio?
Isso me incentiva porque a cada dia me dá forças para melhorar, mas e mais!


Qual sua reação ao receber uma critica sem fundamentos?
Fico atento aos erros e com eles posso na próxima vez concertar.


Deixe uma mensagem de incentivo.
Galera vamos a cada dia não ser o melhor e sim aprender mas e mas,porque com isso podemos evoluir a cada dia.
Ninguém nesse mundo aprende em um dia tudo se batalha pra no final ter uma conquista!
POR ISSO Q DEIXO MINHAS MENSAGENS PRA VCS "CRESCA E APAREÇA"
ABÇ PESSOAL!

Para conhecer as artes do Thiago acesse:


Gostaria de deixar um agradecimento a todos que participaram desta matéria
Luiz Lima

3 comentários:

  1. parabens pelo trabalho que tem feito com o photoshop para as pessoas que precisam.. nao é todo mundo q tem o dom de ajudar. =)

    ResponderExcluir
  2. Thiago
    Priscila
    muito obrigado pelas palavras, agradeço mesmo de coração.

    ResponderExcluir